HISTÓRIA

A Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira foi fundada no ano 1952, constituída na ordem jurídica canónica, com o objetivo de satisfazer carências sociais e promover socialmente todas as pessoas, independentemente do credo ou raça – Art.º 1.º dos Estatutos da Santa Casa.

No entanto, a constituição da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta não promoveu qualquer tipo de atividade até ao ano de 1987, em que deu início à sua atividade no âmbito da Acão Social.

A Resposta Social Estrutura Residencial (ERPI) foi criada a 7 de Março de 1987.

A Resposta Social serviço de Apoio Domiciliário (SAD) surgiu em 1992.

A Resposta Social Creche iniciou em 2006.

A Resposta Social Ensino Pré-Escolar surgiu no ano letivo 2007/2008.

O protocolo estabelecido entre o ISS.IP. Centro Distrital de Viseu e a Sta. Casa da Misericórdia de Mta. Beira para a constituição de uma equipa multidisciplinar de acompanhamento às famílias beneficiárias da prestação RSI foi criado em 2007.

O protocolo de compromisso com o Instituto de Solidariedade e Segurança Social de Viseu, do Complemento Solidário para Idosos foi celebrado em 2009.

A Resposta Social Centro de Dia (CD) surgiu em 2010.

O Protocolo de colaboração com o Instituto de Solidariedade e Segurança Social de Viseu, no âmbito da rede solidária de cantinas sociais, ocorreu em 2012.

O protocolo RLIS/SAAS surgiu em 2016.

O Acordo de cooperação de Intervenção Precoce foi celebrado em 2016.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira promove a melhoria do bem-estar da população, em especial dos mais desfavorecidos, segundo critérios de justiça social, hoje consagrados e reconhecidos pela generalidade das pessoas.

VISÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira encontra-se orientada para os problemas sociais em meio rural, onde o efeito de interioridade é facto constrangedor para as populações.

VALORES

  • Solidariedade;
  • Igualdade e justiça;
  • Honestidade e integridade;
  • Responsabilidade social;
  • Respeito pelo outro e tolerância;
  • Espírito de equipa e cooperação;
  • Sustentabilidade;
  • Ambiente.
ORGANOGRAMA
Relatórios e Contas
Relatório e Contas 2019
Relatório e Contas 2018
Relatório e Contas 2017